Projetos Artísticos

No campo da visualidade e da linguagem Alê Prade procura, nos diversos projetos que desenvolve, proporcionar ao público um caminho de acesso em direção à obra e sua transformação criativa.

Como suporte, aparecem suas pinturas baseadas no que chama de “Fluxotemática”, onde qualquer traço de intenção ou significância só se dá posteriormente, quando da inter-relação com o observador.

As obras de arte se apresentam como suportes difusores e pulverizadores de focos, onde os universos íntimos do “artista-criador” e do “público co-autor” se confundem.

A busca pela interferência do olhar criativo evoluiu para o desejo de uma ação direta e transformadora sobre a estrutura da obra. Destaca nesse sentido as Pinturas Móveis Imantadas que desenvolveu com telas imantadas dispostas sobre suportes magnetizados, que podem apresentar diferentes “shapes” e tamanhos, bem como, livre mobilidade.

Essas estruturas, além de possibilitar diferentes formas de fixação, como por exemplo, diretamente em parede imantada ou sobre outros suportes (com caráter de instalação ou escultura), também proporcionaram a desejada possibilidade de interferência criativa.

A ideia é estabelecer um fluxo contínuo, fundindo olhares distintos no território da Troca Simbólica e da Pré-compreensão, repleto de potencialidade e pluralidade.

O aspecto transformador de tal olhar e interferência, é o foco principal da pesquisa.

Vem apresentando no Brasil e no exterior exposições com acervo de obras fixa e móvel imantada.


Mantendo-se na mesma trilha, mas, aprofundando a investigação no campo da Intermidia apresenta os novos projetos:

Koinon Flux – Exposição de Pintura móvel imantada acompanhada da escuta de composições especialmente desenvolvidas para o projeto.

Lumeanx- Instalação com Backlights + Sensores + Manipulação e processamento de Luzes e Música.

Sound Canvas – Exposição performática utilizando telas com sensores, para captação de movimento e pressão no ato da pintura, resultando em material sonoro eletroacústico manipulado em tempo real via auxílio computacional.

Traveling Canvas - Telas imantadas fixadas na parte externa de carros, ônibus, trens e metrôs realizando uma viagem de ilusão cinético-visual ao encontro do espectador.

Fractal Bubbles Led Poetry - Projeto de Poesia Intermídia, Instalação e Artes Performáticas em Inglês, apresenta livro impresso como suporte de base para realização de diferentes núcleos, que integra de forma mutável a poesia, prosa, teatro, música, artes plásticas, artes visuais, instalação, vídeo, dança. O livro permite desde, a leitura e fruição visual individual até a execução completa da obra intermídia de caráter maximalista.